Meu Primeiro Vape – Dicas Para Iniciantes

O que você precisa saber:

Conhecendo o cigarro eletrônico

Os cigarros eletrônicos são basicamente divididos em 2 partes: Bateria/MOD e Atomizador.

Quando se está iniciando com cigarro eletrônico, tudo isso parece ser muito complicado e difícil de entender, mas com o tempo, você se acostuma e pode notar que tudo é bem simples.

 Vamos entender um pouco sobre as peças do cigarro eletrônico:

Dispositivo: O dispositivo é o que unirá todas as peças em um só corpo, existem inúmeros modelos disponíveis, desde os mais potentes, que poderão produzir muito mais vapor, os com alta tecnologia que podem mostrar data, hora e até quantidade de “vaporadas”. Mas também existem aparelhos mais simples, já com bateria embutida e prontos para usar, basta somente colocar o líquido de sua preferência.

Atomizador: È no atomizador ou tanque que o liquido é colocado, também é onde ocorre o controle do fluxo de ar e a produção de vapor através da resistência.

Mod: É a parte do dispositivo que irá unir tudo num conjunto só. Um aparelho mais moderno poderá lhe oferecer mais potência e consequentemente um vapor mais quente, além de recursos de segurança e até alguns puramente cosméticos como mostrar a hora, dia, quantas “vaporadas” você deu, etc.

Bateria: Muitos aparelhos já possuem bateria interna e outros necessitam de bateria externa,  que geralmente são do modelo 18650 e 20700 e possuem o formato de uma pilha, podendo ser recarregada e trocada.

Coil ou Resistência: As resistências são muito pequenas e funcionam assim como a de um chuveiro. São elas que esquentam e transformam seu líquido em vapor. Quem faz com que elas esquentem é o aparelho que recebe energia da bateria. São fabricadas em vários materiais, como Titânio, Aço inoxidável, Fio de Kanthal e Níquel. Alguns vapers mais experientes constroem suas próprias resistências, mas a maioria dos atomizadores já vem com resistências prontas, que podem ser substituídas.

Líquidos: Os líquidos para cigarro eletrônico, são encontrados em diversos sabores, com ou sem nicotina. São divididos em categorias, atabacados, frutados, sobremesas e até mentolados. Também é possível escolher o teor de nicotina do seu líquido. São compostos de glicerina vegetal, propilenoglicol e essência.

Primeiros passos:

Primeiramente, leia o manual de instruções que acompanha o dispositivo, ele tem todas as informações de introdução para a utilização do dispositivo.

Carregue o seu dispositivo através do cabo USB, por pelo menos 4 horas, antes de usar pela primeira vez, até que a luz de carregamento apague ou informe que a bateria está 100% carregada, ou até que a luz fique verde.

O dispositivo tem um botão de liga e desliga que geralmente é o mesmo botão que se aciona para vaporar (normalmente são 5 cliques rápidos para ligar e 5 cliques rápidos para desligar). Se você não mantiver o botão apertado enquanto “vapora”, o vapor não sai.

Mas cuidado: você não deve apertar este botão sem estar puxando o ar pelo bocal, pois sem passar o ar pela resistência, ela queima!

Quando você utilizar pela primeira vez o seu dispositivo, procure encher o atomizador até a metade e pingar de 3 a 4 gotas pelo bocal. Aguarde alguns minutos antes de usar. Você pode repetir este processo sempre que trocar a resistência.

A duração da resistência depende de vários fatores como: tempo de uso, forma de uso (ou mau uso), líquidos de qualidade duvidosa, entre outros. Mas tenha em mente, que ela deve ser trocada quando você começar a sentir um gosto de queimado, pois ela é o filtro do dispositivo.

Dúvidas frequentes:

  • Meu dispositivo está esquentando, é normal?

Sim. Pense que é preciso que a resistência seja aquecida para produzir vapor, por isso o dispositivo vai esquentar.

  • Sinto algumas gotas do líquido voltando na boca quando puxo o ar pelo bocal, é normal?

Sim. Isso se chama spitback. As possíveis causas do spitback são:

  1. Tanque muito cheio. Se for possível, procure encher o tanque até a metade apenas, evitando que a sua coil fique sempre muito encharcada de liquido.
  2. Liquido de má procedência: Alguns líquidos são pouco densos e não são indicados para usar em cigarros eletrônicos. Procure usar líquidos indicados e conhecidos, pois além de aumentar o spitback, podem fazer mal a sua saúde.
  3. Coil mal atarraxada dentro do atomizador: Quando montar o seu dispositivo, certifique-se de que está bem instalada, pois, ficando algum espaço entre a coil e a base do atomizador, além de causar vazamentos, pode aumentar as chances de spitback.
  4. Deixar o dispositivo na posição horizontal (deitado): Sempre que guardá-lo e não estiver utilizando deixe-o na vertical (em pé).
  5. Por fim, o spitback é bastante comum em modelos All in One (que tem a bateria inclusa) pois são dispositivos onde o tanque fica bastante próximo ao bocal, facilitando que tal ação aconteça.

Assista o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=PguN6K9A8C4

Você tem a opção de traduzir para o português todos os vídeos do Youtube, no canto inferior direito do vídeo, clique em detalhes –  legendas – traduzir automaticamente – português

  • Deixei carregando por algum tempo mas não tem carga, o que pode ter acontecido?

Lembre-se que o dispositivo é composto por todas estas partes que foram mencionadas e se, alguma destas partes não estiver bem conectada, seu dispositivo não vai carregar. Portanto certifique-se de que montou corretamente o seu dispositivo (coil dentro do atomizador – atomizador ao mod, entre outros).

Verifique o funcionamento do cabo USB e da fonte que você escolheu para conectar o cabo.

Quando não estiver usando, desligue o seu dispositivo, isso garante mais tempo de bateria.

Alguns termos usados:

Vaper = a pessoa que vapora

Vape = dispositivo usado para vaporar

Vaporar = fazer vapor com o cigarro eletrônico

Juice = liquido

VG = Vegetal Glicerine – ingrediente usado para fazer o liquido (Glicerina Vegetal)

PG = Propilene Glicol- ingrediente usado para fazer o liquido (Propileno Glicol)

Essência = ingrediente usado para fazer o liquido

Atty = atomizador

Tank = tanque

Nic = Nicotina

Coil = Resistência

Estas instruções são introdutórias, por isso, pesquise sobre o seu vape!

A internet tem várias informações interessantes que vão te auxiliar para que a sua experiência seja prazerosa e aumente o tempo de vida do seu dispositivo. Assista reviews do seu modelo de vape no Youtube.

Respect Vapes – O mundo dos Vapes